Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Biden visita soldados americanos na fronteira com a Ucrânia

25.mar.2022 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, embarca em avião em Bruxelas, na Bélgica, para viagem à Polônia - Brendan Smialowski/AFP
25.mar.2022 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, embarca em avião em Bruxelas, na Bélgica, para viagem à Polônia Imagem: Brendan Smialowski/AFP

25/03/2022 16h21

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou nesta sexta-feira soldados americanos destacados perto da fronteira da Polônia com a Ucrânia, chamando-os de "a melhor força de combate da história do mundo".

Biden comeu pizza com alguns membros da 82ª Divisão Aerotransportada das Forças Armadas dos EUA, enviados para a Polônia com o objetivo de reforçar o lado leste da Otan após a invasão russa da Ucrânia.

"Muito, muito obrigado por tudo o que estão fazendo. Vocês são a melhor força de combate da história do mundo", disse o presidente aos soldados do lado de fora do aeroporto da cidade polonesa de Rzeszow, localizada a cerca de 100 quilômetros da fronteira ucraniana.

O mandatário contou aos militares uma história sobre como seu filho Beau, que morreu em 2015, não queria usar o sobrenome Biden para evitar chamar a atenção quando foi enviado como combatente na guerra do Iraque.

Vestido sem gravata e claramente de bom humor, Biden disse aos soldados que queria almoçar com eles e imediatamente pegou uma fatia de pizza de pepperoni e pimenta-jalapenho, cujo tempero trouxe lágrimas aos olhos.

O presidente conversou animadamente com os militares e, em seguida, passou por diversas mesas para cumprimentá-los.

Pouco antes, Joe Biden visitou uma sala onde 14 militares esperavam para cortar o cabelo, e brincou que se ele fosse ao cabeleireiro, não haveria "muito" para cortar.

A cidade de Rzeszow, localizada a pouco mais de uma hora de estrada da fronteira com a Ucrânia, tornou-se uma espécie de centro logístico na Polônia, que recebeu mais de 2 milhões de refugiados ucranianos.

Rzeszow é a primeira parada na Polônia para Biden, que se encontrará com refugiados ucranianos em Varsóvia amanhã, e fará um discurso sobre a resposta aliada à invasão russa da Ucrânia antes de voltar para Washington.