Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin diz que Rússia registra aumento no número de ciberataques sofridos

20/05/2022 17h45

Moscou, 20 mai (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira que está sendo registrado o aumento substancial de ataques cibernéticos contra o país, que estariam sendo orquestrados por diferentes governos.

"A quantidade de ciberataques, incluindo os complexos, foi multiplicado consideravelmente", indicou o chefe de Estado, em reunião do Conselho de Segurança russo.

"Como indicam os especialistas, os 'hackers' solitários, certamente, não podem fazer isso. Os ataques foram lançados de diferentes Estados e, ao mesmo tempo, estão coordenados de maneira clara", apontou Putin, ao denunciar o que chamou de ações de estruturas estatais.

"Todos sabemos que os exércitos de alguns países já contam oficialmente tropam cibernéticas", disse o presidente russo.

De acordo com o chefe de Estado, ocorrem tentativas deliberadas para desativar os recursos de internet da infraestrutura de informação crítica da Rússia.

"Em primeiro lugar, os meios de comunicação, as instituições financeiras, os portais socialmente importantes e redes estiveram sob ataques", disse Putin.

O presidente garantiu que houve "graves ataques" aos portais oficiais de órgãos oficiais e de redes corporativas das principais empresas russas.

Para o chefe de Estado, tudo isso se soma a um desafio, ao afirmar que um dos instrumentos de pressão das sanções contra a Rússia, pela intervenção militar na Ucrânia, foram as restrições à tecnologias, programas e produtos informáticos estrangeiros.

Putin, o país precisa "seriamente e constantemente, em tempo real, melhorar e afinar os mecanismos para garantir a segurança das redes das instalações setoriais críticas, em que se baseia a capacidade de defesa de nosso país".

Além disso, o presidente quer aumentar a segurança dos sistemas de informação e redes de comunicação nos órgãos estatais e fortalecer a defesa do espaço digital doméstico. EFE