Topo

Esse conteúdo é antigo

Stoltenberg confirma acordo para Suécia e Finlândia aderirem à Otan

28/06/2022 20h46

Madri, 28 jun (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou nesta terça-feira um acordo entre a Turquia, Suécia e Finlândia que permitiu reverter o veto de Ancara à adesão destes dois países à Aliança.

"Tenho o prazer de anunciar que temos um acordo que abre caminho para a Finlândia e a Suécia se juntarem à Otan", disse Stoltenberg em entrevista coletiva em Madri.

O secretário-geral explicou que teve uma "reunião muito construtiva" com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan; o presidente finlandês, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, sobre as restrições turcas.

Momentos antes do anúncio, Stoltenberg testemunhou com os três mandatários a assinatura, perante a imprensa, de "um memorando que aborda as preocupações da Turquia", incluindo a questão das exportações de armas e luta contra o terrorismo.

O documento foi assinado pelos ministros das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu; Finlândia, Pekka Haavisto, e Suécia, Ann Linde, sem dizer uma palavra ou dar qualquer explicação, o que mais tarde foi feito por Stoltenberg.

O ex-primeiro-ministro norueguês disse que amanhã, durante o primeiro dia da cúpula, os líderes aliados "tomarão a decisão de convidar a Finlândia e a Suécia a aderirem à Otan para se tornarem membros da Otan", acrescentando que após a reunião de Madri, serão oficialmente "convidados" a integrar o clube transatlântico.

Será então necessário um procedimento de ratificação nas capitais de todos os Estados-membros para que a Suécia e a Finlândia se tornem membros formais da Aliança e sejam abrangidas pelo artigo 5.º do tratado de Washington sobre defesa coletiva.

De qualquer forma, Stoltenberg mostrou "confiança absoluta" de que esse procedimento será bem-sucedido.

A Suécia e a Finlândia solicitaram formalmente a adesão à Aliança Atlântica em maio, pois se sentiram ameaçadas pelo comportamento agressivo da Rússia após ter invadido a Ucrânia. EFE