Topo

Esse conteúdo é antigo

Charles 3º discursa pela 1ª vez como soberano no Parlamento da Escócia

Rei Charles 3º discursou hoje no Parlamento da Escócia - Reprodução/Twitter/The Royal Family
Rei Charles 3º discursou hoje no Parlamento da Escócia Imagem: Reprodução/Twitter/The Royal Family

12/09/2022 18h56

O rei Charles 3º esteve pela primeira vez nesta segunda-feira como soberano do Reino Unido no Parlamento autônomo de Holyrood, em Edimburgo, onde agradeceu a população da Escócia pelo "verdadeiro afeto" que tinham com a mãe dele, a rainha Elizabeth II, que morreu aos 96 anos na semana passada.

"Sei que o Parlamento escocês, e as pessoas da Escócia compartilham comigo o profundo sentimento de perda após a morte de minha mãe", afirmou o monarca, depois que a câmara aprovou uma moção de condolências pela morte da rainha.

"Assumo minhas novas responsabilidades com gratidão por tudo o que a Escócia me deu, comprometido em buscar o bem-estar de nosso país e seu povo, e com total confiança em sua boa vontade e conselhos para avançarmos juntos", disse Charles 3º.

O novo rei confirmou que o ducado de Rothesay e o restante de seus títulos escoceses passaram para o príncipe William.

"Ele ficará tão orgulhoso quanto eu fiquei de carregar os símbolos deste antigo reino", afirmou o rei.

Antes do discurso de Charles, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, fez um tributo à Elizabeth 2ª, cujo corpo segue na catedral de St. Giles, em Edimburgo, até que seja levado amanhã para Londres.

"Rainha Elizabeth, rainha dos escoceses, âncora da nossa nação", afirmou a líder do Partido Nacional Escocês (SNP), que garantiu que a população local está pronta para apoiar o novo rei.

"Vossa Majestade, estamos prontos para apoiá-lo enquanto você continua sua vida de serviço e segue construindo sobre o extraordinário legado de sua amada mãe", disse Sturgeon, que pretende convocar um novo referendo sobre a independência da Escócia do restante do Reino Unido em 2023.