Topo

Jamil Chade, colunista do UOL, receberá Troféu Audálio Dantas

Jamil Chade será homenageado com o troféu Audálio Dantas - Indignação, Coragem, Esperança - Arquivo pessoal
Jamil Chade será homenageado com o troféu Audálio Dantas - Indignação, Coragem, Esperança Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

06/04/2021 19h16Atualizada em 06/04/2021 21h25

Jamil Chade, colunista do UOL, receberá amanhã (7) o Troféu Audálio Dantas - Indignação, Coragem, Esperança, na data que marca o Dia do Jornalista e o Dia Mundial da Saúde. A cerimônia acontecerá às 19h e será transmitida pelo canal no YouTube da Oboré com mediação de Juca Kfouri.

A edição de 2021 contou com curadoria da Oboré e participação do Instituto Vladimir Herzog, da Rádio Brasil Atual, de professores e estudantes do Projeto Repórter do Futuro e dos Centros Acadêmicos Benevides Paixão, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e Vladimir Herzog, da Faculdade Cásper Líbero.

Ao longo de dois meses, foram consultados nomes junto a jornalistas, radialistas, artistas e estudantes que apontaram Jamil Chade como referência e estímulo para as novas gerações. Também receberão o prêmio Mara Régia di Perna e Luis Nassif, que dedicaram suas vidas à defesa da Democracia, Justiça, Direito à Informação e Liberdade de Expressão, segundo a jornalista Vanira Kunc.

O troféu foi concebido em 2016 pela Agência Sindical, do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e da Oboré para homenagear Audálio Dantas. Após sua morte em 2018, o troféu passou a receber seu nome. Ele serve como referência e estímulo para novas gerações de jornalistas, radialistas e para a imprensa.

A realização é assinada conjuntamente pelas seguintes entidades: ABI (Associação Brasileira de Imprensa), ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil), ACE (Associação dos Correspondentes Estrangeiros), Agência Sindical, AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba), AJOVESP (Associação dos Jornalistas Veteranos do Estado de São Paulo), APJOR (Associação Profissão Jornalista), AQC-ESP (Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo), ARFOC (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo), Artigo 19, Barão de Itararé - Centro de Estudos da Mídia Alternativa, CEDHU (Centro Nacional de Pesquisa e Documentação do Humor Gráfico), Centro Acadêmico Benevides Paixão / PUC-SP, Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes - Unesp Bauru, Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, Centro Acadêmico de Comunicação Social Franklin Tannús - UFU, Centro Acadêmico Lupe Cotrim / ECA USP, Centro Acadêmico Vladimir Herzog - Cásper Líbero, Centro de Memória Sindical, Clube do Choro de São Paulo, CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários), Colégio Equipe, Colibri Comunicações, Conectas Direitos Humanos, DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Diretório Acadêmico de Comunicação Social da Federal do Mato Grosso, FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), FEPESP (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Hospital Premier, IMAG (Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil), Intervozes, Instituto Vladimir Herzog, Jornalistas & Cia, OBORÉ, Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo
Prefeitura Municipal de Piracicaba / Secretaria de Ação Cultural, Projeto Repórter do Futuro, Rádio Brasil Atual, Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, Rede ComCiência / Jornalistas de Ciência, Repórteres Sem Fronteiras, Salão Internacional de Humor de Piracicaba, SEESP (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), SINPRO SP (Sindicato dos Professores de São Paulo), SJSP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo), Sociologia e Política - Escola de Humanidades, TVT, UBE (União Brasileira de Escritores), União Nacional de Centros Acadêmicos de Jornalismo e Associação dos Moradores da Vila Cordeiro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Em versão original deste texto e na Home Page do UOL, o troféu que será entregue ao jornalista foi informado incorretamente. O texto foi corrigido.