Topo

OPINIÃO

'Bomba' de Musk só faz um estalo, mas opacidade do STF não ajuda

O republicano Jim Jordan, presidente da Comissão Judiciária da Câmara de Representantes dos EUA Imagem: Leah Millis - 12.mar.24/Reuters

Do UOL

18/04/2024 21h21

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

Reinaldo Azevedo e Josias de Souza identificam no alvoroço provocado pelo deputado norte-americano Jim Jordan com a revelação dos despachos sigilosos de Alexandre de Moraes ao X um objetivo: atacar Joe Biden. A animação da torcida golpista no Brasil é uma espécie de ganho colateral.

Reinaldo avalia que a suposta 'bomba' lançada por Musk não fez mais que um estalo. E aproveita para traçar um perfil de Jordan, "um delinquente político disfarçado de deputado". Leonardo Sakamoto também se detém sobre o personagem e lembra um trecho do relatório sobre o golpismo trumpista também produzido pela Câmara dos EUA: "participou de várias reuniões pós-eleitorais nas quais altos funcionários da Casa Branca, [o advogado de Trump] Rudolph Giuliani, e outros, discutiram estratégias para contestar a eleição, a principal delas afirmando que a eleição tinha sido contaminada por fraude."

Josias, embora concorde em linhas gerais, também critica a nota do STF sobre o caso, que informa pouco. E avalia: "A melhor vacina à disposição do Supremo para se imunizar contra a politicagem e a mentira é a transparência. As decisões de Moraes necessitam da luz do sol. E a maior caridade que o Supremo poderia fazer a si mesmo e ao seu ministro é promoção de uma exibição ampla e irrestrita".

Outros olhares

Juca Kfouri: COB quer repetir, em Paris-2024, o ridículo de Sydney-2000. Leia mais

Carolina Brígido: Lira indica a STF não ter intenção de abrir CPI sobre Alexandre de Moraes. Leia mais

Walter Casagrande Jr.: São Paulo precisa agir rápido por novo técnico. E tenho os meus favoritos. Leia mais

Milly Lacombe: Depois de ofender recomenda-se não chamar de burro o grupo ofendido. Leia mais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Bomba' de Musk só faz um estalo, mas opacidade do STF não ajuda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olhar Apurado