Marçal avança 7 pontos e embola disputa à Prefeitura de SP
Esta é a newsletter Pra Começar o Dia. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
* Pablo Marçal cresce e empata com Boulos e Nunes na disputa em SP. O influenciador marcou sete pontos a mais que em duas semanas e chegou a 21% das intenções de voto, mesmo patamar de Guilherme Boulos, que oscilou de 22% para 23%. Marçal ultrapassou numericamente o prefeito de SP, que foi de 23% para 19%. Em seguida estão José Luiz Datena, com 10%, Tabata Amaral, com 8% e Marina Helena, que ficou com 4%. Eduardo Paes lidera no Rio com 56%; em BH, Mauro Tramonte lidera com 27% e cinco estão empatados em 2º lugar; e no Recife João Campos marca 76% e venceria no 1º turno.
* Kamala Harris faz discurso patriótico para encerrar convenção democrata. A candidata à eleição presidencial dos Estados Unidos pregou união entre os norte-americanos e mandou um recado ao rival republicano, Donald Trump: "prometo ser uma presidente para todos". Kamala falou que vai lutar pela classe média e pelas liberdades individuais como lutou contra injustiças durante sua carreira de procuradora, e foi ovacionada por quase cinco minutos pela plateia que gritava seu nome quando pisou no palco. Ela buscou dar respostas às principais fragilidades de sua campanha: economia, imigração e o conflito em Gaza. Num dos momentos em que foi mais aplaudida, disse trabalhar com Biden para que a guerra em Gaza acabe. Veja o que mais ela falou.
* São Paulo e Flamengo avançam, e Libertadores segue com 5 brasileiros. O tricolor paulista derrotou o Nacional do Uruguai por 2 a 0 ontem, e o Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Bolívar, mas como venceu a ida no Maracanã, por 2 a 0, avançou. As quartas de final têm cinco times brasileiros: Flamengo, São Paulo, Botafogo, Atlético-MG e Fluminense, e dois confrontos entre eles. O Fluminense vai decidir uma vaga na semifinal com o Atlético-MG, e o São Paulo pega o Botafogo. As quartas de final serão disputadas em setembro, os jogos de ida na semana do dia 18 e os de volta na semana do dia 26.
* IBGE prevê envelhecimento e queda populacional no Brasil a partir de 2041. A projeção mostra que a população brasileira terá um pico e começará a diminuir depois, e que serão 220.425.299 pessoas vivendo no Brasil daqui a 17 anos. O último Censo Demográfico apontou 203.062.512 habitantes no país. Depois do pico, o número deve começar a cair em 2041 e chegar aos 199.228.708 habitantes em 2070, o que representa uma redução em mais de 20 milhões de habitantes em 29 anos. O IBGE também prevê que em 2070 37,8% dos brasileiros serão idosos. Na projeção de 2023, o número de pessoas com mais de 60 anos representava 15,6%. Veja todos os números.
* Supremo da Venezuela chancela reeleição contestada de Maduro. O Tribunal Supremo de Justiça chancelou a reeleição de Nicolás Maduro 25 dias após o pleito de 28 de julho. A corte pediu ao Poder Eleitoral para publicar os resultados no Diário Oficial, afirmando que a vitória foi com 52% dos votos, mas não divulgou os comprovantes de votação e informou que os documentos devem ficar sob tutela judicial daqui em diante. A decisão aprofunda a crise e torna mais difícil a tarefa da comunidade internacional de buscar uma negociação entre o regime e a oposição, que afirma que o processo foi fraudulento. Saiba mais.
* Inquérito aberto por Moraes investiga origem de vazamento e cita polícia de SP. O ministro afirma em decisão que a investigação apura possível origem criminosa de vazamento e menciona a Polícia Civil de São Paulo. O inquérito foi aberto sob sigilo, após reportagem da Folha revelar que o gabinete do ministro no Supremo ordenou por mensagens e de forma não oficial a produção de relatórios pelo TSE para embasar decisões contra bolsonaristas no inquérito das fake news em 2022. No despacho, Moraes relata que "passaram a circular nas redes sociais notícias relacionando o acesso a essas mensagens a possível vazamento de dados no âmbito da Polícia Civil do Estado de São Paulo". Saiba mais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.