Topo

Rede social X é desbloqueada no Brasil após aval de Moraes e da PGR

Imagem: Reprodução

Carolina Juliano

09/10/2024 05h56

Esta é a newsletter Pra Começar o Dia. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.

********

Retorno do X será gradual e pode demorar dias para alguns usuários. O X começou a voltar a funcionar no início da noite de ontem após mais de um mês suspenso no Brasil, após liberação do ministro Alexandre de Moraes. A empresa de Elon Musk apresentou ao STF um representante legal da plataforma no país, pagou multas e cumpriu outras exigências da Corte. O retorno do X, no entanto, pode demorar e será gradual. Após a notificação da Anatel, cabe às operadoras e provedores fazerem o desbloqueio para os clientes. No território nacional são 20 mil operadoras e provedores de internet com autorização para prestação do serviço. A plataforma saiu do ar em 31 de agosto por determinação do STF por ter fechado seus escritórios no Brasil e não ter indicado um representante legal. Saiba mais.

Furacão Milton volta à categoria 5 e deve chegar aos EUA hoje. A prefeita de cidade de Tampa, na Flórida, voltou a apelar ontem para que os moradores fujam do furacão. A mandatária disse que "é uma questão de vida ou morte" e pediu que a população abandone suas casas e evacue as áreas de risco. Ela declarou que o Milton será 'catastrófico', e que, segundo as previsões, há a possibilidade de ondas de três a quatro metros. O furacão havia sido rebaixado à categoria 4, mas voltou a ganhar força e segue 'extremamente perigoso'. Este é o 2º grande furacão no Golfo do México em apenas duas semanas. A Flórida já foi castigada pelo destrutivo avanço do Helene, há dez dias, que deixou 234 mortos. O Milton tem potencial para ser um dos furacões mais fortes da história. Veja as imagens impressionantes do Milton a partir do espaço.

Senado aprova Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central. O economista foi indicado pelo presidente Lula para suceder Roberto Campos Neto no cargo, cujo mandato se encerra em 31 de dezembro deste ano. O nome de Galípolo foi aprovado por 66 votos favoráveis e 5 contrários. A votação foi nominal, mas secreta. Antes ele foi sabatinado por senadores que integram a Comissão de Assuntos Econômicos e a sua recomendação foi aprovada por unanimidade, com 26 votos favoráveis. A sabatina durou cerca de 4 horas. O economista foi questionado diversas vezes sobre a taxa de juros, possíveis pressões políticas nas decisões do Banco Central, autonomia e sobre as bets. Saiba como foi.

Pacheco autoriza criação de CPI das bets no Senado. O presidente da Casa aceitou o requerimento de Soraya Thronicke para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o impacto dos jogos de aposta online no orçamento das famílias, possíveis associações com o crime organizado e com lavagem de dinheiro. Para começar a trabalhar, a CPI ainda precisa ter a indicação de integrantes, o que ainda não tem data para ocorrer. Esse colegiado será formado por 11 titulares e sete suplentes. A comissão terá 130 dias de prazo para os trabalhos, com o limite de despesas de R$ 110 mil para as investigações. Entenda.

Boulos quer incluir propostas de Tabata e Nunes quer expor Marta em SP. Tabata Amaral, que ficou em quarto lugar no 1º turno da eleição na capital paulista, declarou que vai votar em Guilherme Boulos e ele agradeceu ao apoio e disse que sua campanha decidiu incorporar três propostas dela ao seu plano de governo. Duas propostas têm foco em jovens e em mães de crianças com deficiência e a outra é a criação de um polo tecnológico na zona leste. Do outro lado, a campanha de Ricardo Nunes defendeu ontem estimular um debate entre os vices. A ideia é expor Marta Suplicy, que praticamente não falou durante a campanha eleitoral e cometeu algumas gafes, e ainda promover a figura do vice de Nunes, Mello Araújo, um nome indicado por Bolsonaro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rede social X é desbloqueada no Brasil após aval de Moraes e da PGR - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pra Começar o Dia