Topo

Rebeldes anunciam início de retirada de armas pesadas do leste da Ucrânia

MAXIM SHEMETOV
Imagem: MAXIM SHEMETOV

24/02/2015 07h37

DONETSK, Ucrânia (Reuters) - Separatistas pró-Rússia disseram nesta terça-feira que começaram a retirar armas pesadas da linha de frente no leste da Ucrânia em cumprimento a um acordo de cessar-fogo, mas os militares ucranianos, que disseram que não vão retirar seus armamentos até que os combates acabem, registraram novos bombardeios.

Os confrontos diminuíram no leste da Ucrânia nos últimos dias, depois de um período inicial em que os rebeldes ignoraram o cessar-fogo previsto para entrar em vigor em 15 de fevereiro e tomaram uma cidade que estava sob controle do governo.

Após conquistarem a cidade, os rebeldes apoiados pela Rússia indicaram que desejam a entrada em vigor da trégua. Kiev diz que os rebeldes ainda estão disparando, o que os rebeldes negam.

Países ocidentais não desistiram do acordo de cessar-fogo para encerrar o conflito, que já matou mais de 5.600 pessoas, mas alertaram que podem impor novas sanções econômicas contra Moscou se os rebeldes avançarem mais sobre o território que o Kremlin chama de "Nova Rússia".

"Hoje às 9h da manhã (3h no horário de Brasília) começou a retirada planejada de equipamento pesado", disse o à Reuters.

"Estamos recuando 50 quilômetros da linha de fronteira.... É claro que não vamos dizer exatamente para onde estamos recuando."

Basurin negou os relatos das Forças Armadas ucranianas sobre confrontos no sudeste da Ucrânia, afirmando que tem havido "provocações" do lado do governo, mas não confrontos sérios.

(Reportagem de Anton Zverev; Reportagem adicional de Pavel Polityuk)