Topo

Ações da Toshiba despencam com segundo rebaixamento após alerta de baixa contábil

29/12/2016 09h16

TÓQUIO (Reuters) - As ações da Toshiba chegaram a cair mais de 20 por cento nesta quinta-feira, registrando o terceiro pregão de perdas acentuadas após o conglomerado japonês alertar no começo da semana que pode ter de arcar com uma baixa contábil de bilhões de dólares.

No começo da semana, a Toshiba disse que os custos excedentes relacionados à aquisição de uma instalação de energia nuclear nos Estados Unidos, recentemente adquirida da Chicago Bridge & Iron (CB&I), significavam que a empresa poderia ter de arcar com "vários bilhões de dólares" em custos, reconhecendo um pagamento exagerado.

As agências de classificação foram rápidas em reagir. No final da quarta-feira, a Moody's tornou-se a segunda agência a rebaixar a classificação da Toshiba, empurrando-a mais para a classificação "junk", ou território sem grau de investimento, com rating Caa1, ante B3.

"Embora a Toshiba ainda avalie o valor exato da perda pela baixa contábil, suas métricas financeiras provavelmente se deteriorarão ainda mais, resultando potencialmente em uma posição negativa de capital", disse Masako Kuwahara, analista da Moody's para a Toshiba.

Desde o alerta de terça-feira, a queda das ações da Toshiba fez com que a empresa perdesse 6,5 bilhões de dólares em valor de mercado.

No fechamento, os papéis da empresa mostraram recuo de 16,98 por cento, 258,7 ienes.

(Por Ayai Tomisawa, com reportagem adicional de Umesh Desai em Hong Kong)