Grupo SEB compra operação da Maple Bear na América do Sul por R$160 mi

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo SEB do Brasil anunciou nesta segunda-feira acordo para a aquisição do controle das operações da canadense Maple Bear na América do Sul por 160 milhões de reais, dando início à internacionalização dos negócios no setor de educação.

Com a parceria, o Grupo SEB assume uma participação de 95 por cento, enquanto a Maple Bear Global Schools manterá fatia de 5 por cento no negócio, executivos das duas empresas detalharam em evento em São Paulo.

Por enquanto, as operações se concentram no Brasil, onde a rede conta com 15 mil alunos e 85 escolas, mas o Grupo SEB informa que já contratou consultoria especializada para mapear outras praças na América do Sul.

"Participamos como sócios", disse o presidente do Grupo SEB, Chaim Zaher. Segundo ele, o acordo inclui uma cláusula que permite ao grupo canadense ampliar a fatia para até 20 por cento até o fim de 2017. "E nós também temos preferência se quisermos entrar como sócios nas operações globais", explicou.

Além do Brasil, onde a soma do faturamento das franquias gira em torno 350 milhões de reais, a Maple Bear atua em outros 12 países, tendo um total de 273 escolas e uma base de alunos global de 25 mil alunos.

Zaher disse que a aquisição das operações na América do Sul foi financiada inteiramente com recursos próprios e que a redução de sua participação acionária na Estácio Participações de 15 para cerca de 11 por cento ajudou a viabilizar o negócio. Ele é o maior acionista individual da Estácio.

Ele acrescentou que o Grupo SEB não descarta uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), caso surjam outras oportunidades. "Olhamos para um IPO só se surgir algo muito grande para ampliarmos os negócios em nível internacional", disse o presidente.

A aquisição deve ajudar o Grupo SEB a alcançar um faturamento de 760 milhões de reais em 2017, segundo o executivo. Em termos de investimento, estão previstos 400 milhões de reais no triênio 2016-2018.

"Nossa meta é liderar o mercado de educação básica. Pode surgir muita coisa em nível internacional e muitos grupos têm nos procurado", afirmou Zaher.

Apesar do foco na educação básica, o Grupo SEB também atua no segmento de ensino superior, com a Dom Bosco, em Curitiba, e a Escola Paulista de Direito.

(Por Gabriela Mello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos