Topo

Cassação de Pezão aparece no Diário de Justiça, e governador diz que vai recorrer

Luiz Fernando Pezão (PMDB) enfrenta dois pedidos de impeachment e um processo de cassação - Pedro Ladeira/Folhapress
Luiz Fernando Pezão (PMDB) enfrenta dois pedidos de impeachment e um processo de cassação Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Rodrigo Viga Gaier

Da Reuters, no Rio

20/02/2017 17h15

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), vai tentar recorrer da cassação de seu mandato no próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, caso sofra nova derrota, apresentará recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Já estou acostumado com esse tipo de manobra e tenho certeza que não cometi nenhuma ilegalidade", disse Pezão à Reuters. "Estou confiante que vou mostrar isso."

A cassação de Pezão e de seu vice, Francisco Dornelles (PP), foi publicada nesta segunda-feira (20) no Diário de Justiça do Rio de Janeiro, e agora o governador tem três dias para recorrer.

Pezão e Dornelles foram condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014, com o TRE decidindo pela cassação dos direitos políticos de ambos por oito anos.

Em outra frente, dois pedidos de impeachment já foram protocolados na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro contra o governador. Um dos pedidos foi feito pelo PSOL e outro por servidores da área médica do Estado.

Eles acusam Pezão de crime de responsabilidade e usam como base um relatório fiscal do Estado que mostrou que o Rio de Janeiro não gastou o mínimo previsto em lei com a área da saúde e superou o teto de gastos com o funcionalismo estadual, desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal.

"A hora agora é de tentar resolver a crise, colocar os salários em dia, retomar os serviços e dar tranquilidade à população", disse o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), ao afirmar que não há prazo para analisar os pedidos.

"Só vou tratar isso mais para frente, quando estivermos mais nítido se com as medidas vai dar ou não para tirar o Estado da crise", acrescentou.