Topo

Ternium compra CSA por 1,5 bilhão de euros

21/02/2017 21h00

SÃO PAULO (Reuters) - A siderúrgica Ternium informou nesta terça-feira que assinou acordo para comprar 100 por cento de participação da alemã Thyssenkrupp na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), numa operação avaliada em 1,5 bilhão de euros.

De acordo com o comunicado, a CSA vai ceder para a Ternium um acordo de fornecimento de 2 milhões de toneladas de placas por ano para a antiga planta de laminação da Thyssenkrupp em Calvert, no Alabama, EUA.

A Ternium afirmou que o valor da operação tomou como base dados de setembro do ano passado, e que inclui dívida de 300 milhões de euros da CSA com o BNDES. A Ternium espera desembolsar 1,26 bilhão de euros na transação, tomando para isso empréstimo bancário.

Os resultados da CSA serão consolidados pela Ternium a partir do terceiro trimestre deste ano, segundo o comunicado.

A Vale concluiu em maio passado a venda de sua fatia de 26,87 por cento na CSA para a Thyssenkrupp.

A CSA começou a operar em 2010, mas não conseguiu obter licença de operação. Desde o início das operações, a empresa tem sido alvo de processos por poluição e vem funcionando com uma licença de instalação e uma autorização para pré-operação.

Controlada pelo grupo ítalo-argentino Techint, a Ternium é um das controladoras da Usiminas, ao lado da japonesa Nippon Steel, com que vem travando uma batalha pelo controle da companhia brasileira.

(Por Aluísio Alves)