Topo

Agroconsult eleva previsão de safra de soja do Brasil para 107,8 mi t

22/02/2017 20h00

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil deverá atingir um recorde de 107,8 milhões de toneladas, estimou nesta quarta-feira a Agroconsult, que elevou sua projeção ante as 105,3 milhões da previsão de 8 de fevereiro.

O clima tem sido favorável com chuvas benéficas em importantes regiões produtores, explicou o diretor da Agroconsult, André Pessôa, em evento promovido pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Em algumas áreas, as precipitações intensas chegaram a causar preocupações com a qualidade.

Dessa forma, Agroconsult estima a exportação de soja do Brasil em 2016/17 em um recorde de 61,1 milhões de toneladas, ante 51 milhões na temporada passada.

A Agroconsult estima que atual escala de navios indica exportação de cerca de 9 milhões de toneladas de soja em fevereiro e março.

Ele disse também que a baixa comercialização de soja até o momento e a retração de produtores podem afetar as previsões de exportações do Brasil, maior exportador global da oleaginosa, mas manteve seus números por ora.

Já a safra de milho deverá também atingir um recorde, com recuperação de produtividades e um crescimento de 10 por cento na área plantada da chamada safrinha.

A Agroconsult estima safra total de milho do Brasil em 93 milhões de toneladas, ante 71 milhões em 2015/16, quando a seca reduziu as produtividades.

A consultoria estima exportação de milho do Brasil 2016/17 em 28 milhões de toneladas, ante 14 milhões na temporada anterior, apesar da forte concorrência que o país terá da Argentina.

(Por Gustavo Bonato)