Espaçonave de carga russa decola rumo à Estação Espacial Internacional

ALMATY (Reuters) - A espaçonave de carga russa Progress decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira, a primeira missão do tipo desde um lançamento fracassado de dezembro.

A espaçonave, levada pelo mesmo foguete Soyuz utilizado em missões tripuladas, partiu às 11h58 locais, e seu lançamento foi transmitido ao vivo pela televisão da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês). Ela deve atracar na estação no dia 24 de fevereiro.

A Progress anterior, que levava mais de duas toneladas e meia de alimentos e suprimentos para a plataforma espacial, se desfez cerca de seis minutos depois de decolar no dia 1o de dezembro passado.

Outra espaçonave de carga, a Dragon, lançada pela empresa particular Space Exploration Technologies, ou SpaceX, deve se encontrar ainda nesta quarta-feira com a Estação Espacial, onde astronautas irão usar um braço robótico para interceptá-la e prendê-la a um porto de atracação.

A Nasa espera retomar o envio de tripulantes norte-americanos à estação em 2018, a bordo de cápsulas sendo desenvolvidas pela Boeing Co e pela SpaceX.

(Por Olzhas Auyezov)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos