Topo

EXCLUSIVO-China avalia aprovação mais rápida de IPOs para atrair empresas de tecnologia

24/02/2017 10h16

HONG KONG (Reuters) - O regulador de valores mobiliários da China está considerando oferecer um atalho para algumas das maiores empresas de tecnologia do país listarem suas ações, permitindo que furem uma longa fila de candidatos e impulsionem as bolsas do país, de acordo com seis fontes com conhecimento das propostas.

As fontes disseram que as companhias que estão sendo consideradas para utilizarem o atalho poderiam incluir a filial financeira do Alibaba Ant, a companhia de tecnologia financeira mais valiosa do mundo; a seguradora Zhong An Online Property and Casualty Insurance e a fabricante de software de segurança Qihoo 360 Technology.

A Ant Financial, avaliada em 60 bilhões de dólares na rodada de financiamento mais recente do ano passado, deverá ser uma das maiores ofertas públicas iniciais (IPOs) de 2017. Embora a Ant não tenha especificado um local de listagem preferencial, analistas e banqueiros disseram anteriormente que o negócio provavelmente ocorrerá em Hong Kong, dada a fila no continente.

A China está perdendo para a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e para o Nasdaq listagens importantes de tecnologia, portanto mais IPOs em casa podem significar milhões de iuanes em receita para os bancos de investimento chineses, que dominam a emissão de ações domésticas.

Há cerca de 700 empresas esperando por uma luz verde da China Securities Regulatory Commission (CSRC), o órgão regulador do mercado de capitais do país, para listar em Xangai ou Shenzhen.

Embora o regulador tenha aumentado o ritmo das aprovações nos últimos meses, isso ainda deixa uma espera típica de 18 meses ou mais antes que as empresas sejam capazes de levantar fundos, tornando o mercado interno desinteressante para as empresas de tecnologia de crescimento rápido que precisam de fundos para alimentar suas expansão.

(Reportagem de Julie Zhu e Elzio Barreto)