Congresso da Colômbia aprova general reformado como vice-presidente da República
BOGOTÁ (Reuters) - O Congresso colombiano aprovou a nomeação do general reformado Oscar Naranjo como vice-presidente, substituindo o Germán Vargas Lleras, que se renunciou ao cargo para se qualificar para a corrida na presidência do próximo ano.
O presidente Juan Manuel Santos nomeou o ex-chefe da polícia nacional e negociador de paz para se concentrar na segurança na nação andina.
Naranjo foi aprovado com um total de 168 votos a seu favor na câmara baixa e Senado, enquanto 21 parlamentares votaram em branco ou anularam seus votos.
Santos, cujo segundo mandato de quatro anos termina no próximo ano e que está impedido de voltar a correr, era ministro da Defesa quando Naranjo, 60 anos, assumiu o cargo de chefe de polícia em 2007.
Naranjo fazia parte da equipe de negociações do governo em Havana, que trabalhou por quatro anos para conseguir um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
O acordo alcançado no final do ano passado encerrou a guerra de 52 anos, e os guerrilheiros estão vivendo atualmente em campos de desmobilização, onde entregarão suas armas.
Como chefe de polícia até 2012, Naranjo liderou um esforço contra o narcotráfico e o crime organizado.
(Reportagem de Helen Murphy)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.