Papa anuncia estar redigindo documento sobre notícias falsas
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Se você já se perguntou como se diz "notícias falsas" em latim, é "nuntii fallaces" – e o papa Francisco está redigindo um documento justamente a esse respeito.
O próprio papa fez o anuncio em um tuíte aos seus quase 40 milhões de seguidores no Twitter nesta sexta-feira, dizendo que o tema de sua mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais da Igreja Católica será "A verdade vos libertará. Notícias falsas e jornalismo pela paz".
Em latim, uma das nove línguas que o papa usa para tuitar, seria "Veritas liberavit vos. Nuntii fallaces et diurniariorum opus ad pacem".
Um comunicado do Vaticano informou que o tema é importante suficiente para o pontífice abordá-lo porque "as notícias falsas contribuem para criar e nutrir uma polarização forte de opiniões".
Uma distorção dos fatos, disse, pode ter "repercussões no comportamento individual e coletivo".
No ano passado, o papa Francisco disse em uma entrevista que a mídia que se concentra em escândalos e dissemina notícias falsas para difamar políticos corre o risco de se tornar como pessoas que têm um fascínio mórbido por excrementos.
O comunicado do Vaticano disse que o líder dos 1,2 bilhão de católicos quer oferecer "uma reflexão sobre as causas, a lógica e as consequências da desinformação na mídia, e ajudar a promover o jornalismo profissional, que sempre busca a verdade".
A mensagem do papa será divulgada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas.
(Por Philip Pullella)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.