Topo

Rei da Tailândia tem descanso final após cinco dias de cerimônia

29/10/2017 12h26

BANGKOK (Reuters) - Os ossos e cinzas do último rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, foram levados para os lugares onde ele terá seu descanso final neste domingo, no quinto e último dia de uma elaborada cerimônia funeral que reuniu centenas de milhares de pessoas em luto pelas ruas de Bangkok.

O rei Bhumibol, monarca com o mais longo reinado no mundo quando morreu no ano passado, aos 88 anos, chefiava a Tailândia desde pouco após a Segunda Guerra Mundial e era reverenciado como uma figura de estabilidade em um país que enfrentou golpes militares, protestos e desastres naturais.

O funeral real custou 90 milhões de dólares e reuniu pessoas em luto vestidas de preto que foram de todo o país a Bangkok, onde o rei Bhumibol foi cremado na quinta-feira em um crematório de ouro construído para a cerimônia do lado de fora do Grande Palácio.

Mais de 19 milhões de tailandeses, mais de um quarto da população de 69 milhões, participaram das cerimônias, levando flores de sândalo simbólicas para serem queimadas em réplicas de templos e crematórios em todo o país, de acordo com o governo.

Neste domingo, os ossos do rei foram movidos para o Salão do Chakri, onde as relíquias reais são mantidas no Grande Palácio, em uma cerimônia que envolveu monges seniores de templos em todo o país. Seu filho, o novo rei Maha Vajiralongkorn, liderou o rito religioso.

Na noite de domingo, a princesa Sirivannavari Nariratana liderou a procissão real final a cavalo para os templos de Wat Rajabopidh e Wat Bovoranives, onde as cinzas de seu avô foram colocadas, em uma cerimônia imersa em simbolismo e tradição religiosa.

"Eu sempre o guardarei no meu coração. Seja com imagens, mesmo que velhas e rasgadas, a memória dele sempre será mantida no meu coração", disse Chalermporm Prabutr, 72.

Muitos tailandeses usaram preto no ano passado em luto pelo rei Bhumibol. O governo militar disse às pessoas para que usem roupas claras a partir da segunda-feira, quando o período de luto termina formalmente.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7519)) REUTERS LC