Síria declara vitória sobre o Estado Islâmico em Deir al-Zor

BEIRUTE (Reuters) - O governo da Síria declarou vitória sobre o Estado Islâmico em Deir al-Zor, uma cidade do leste do país, nesta sexta-feira, um grande golpe que levou ao colapso do último bastião dos jihadistas em solo sírio.

Deir al-Zor, localizada na margem oeste do rio Eufrates, é a maior e mais importante cidade do leste da Síria e o centro da produção petrolífera da nação.

"As Forças Armadas, em cooperação com forças aliadas, libertou a cidade de Deir al-Zor completamente das garras da organização terrorista Daesh", disse a fonte militar, usando um termo árabe para o Estado Islâmico.

O Exército, apoiado por bombardeiros da Rússia, pelo Irã e por milícias xiitas, está avançando rumo a Albu Kamal, última cidade relevante controlada pelo Estado Islâmico na Síria que também é localizada na margem oeste do Eufrates.

Uma ofensiva rival de milícias curdas e árabes apoiada por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos com ataques aéreos e forças especiais está pressionando o Estado Islâmico na margem oriental.

Também nesta sexta-feira, forças do Iraque disseram ter iniciado sua própria ofensiva final contra o Estado Islâmico do lado iraquiano do território jihadista, que se estende pela fronteira dos dois países, entrando na cidade de Al-Qaim.

O grupo extremista passou anos sitiando um enclave governamental em Deir al-Zor até um avanço do Exército liberar a localidade no começo de setembro, dando início a uma batalha por partes da cidade controladas pelos radicais.

(Por Angus McDowall)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos