Avalanche atinge esquiadores e deixa ao menos 1 morto após erupção vulcânica no Japão
Por Elaine Lies
TÓQUIO (Reuters) - Um homem morreu e ao menos 11 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, quando rochas de um vulcão em erupção atingiram esquiadores em uma estação nas montanhas da região central do Japão, e uma avalanche pouco depois da erupção também afetou o local, nesta terça-feira.
Seis dos esquiadores atingidos são membros das Forças de Autodefesa do Japão que participavam de manobras de treinamento de inverno, afirmou o ministro da Defesa, Itsunori Onodera.
Todos foram resgatados, mas a maioria com ferimentos, e um deles morreu posteriormente, de acordo com o Ministério da Defesa.
A mídia japonesa informou que ao menos 12 pessoas ficaram feridas, a maioria aparentemente atingida por rochas vulcânicas. Entre eles, dois estariam em estado crítico e três em estado grave, segundo a emissora japonesa NHK.
Uma pessoa ficou presa na avalanche por algum tempo até ser salva por equipes de resgate, que incluíam membros das Forças de Autodefesa.
O vulcão Kusatsu-Shirane, de 2.160 metros, entrou em erupção na terça-feira de manhã, segundo a Agência Meteorológica do Japão. A agência alertou que novas erupções não podem ser descartadas, e que as rochas podem atingir locais a até 2 quilômetros de distância.
(Reportagem adicional de Nobuhiro Kubo e Kiyoshi Takenaka)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.