Avalanche atinge esquiadores e deixa ao menos 1 morto após erupção vulcânica no Japão

Por Elaine Lies

TÓQUIO (Reuters) - Um homem morreu e ao menos 11 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, quando rochas de um vulcão em erupção atingiram esquiadores em uma estação nas montanhas da região central do Japão, e uma avalanche pouco depois da erupção também afetou o local, nesta terça-feira.

Seis dos esquiadores atingidos são membros das Forças de Autodefesa do Japão que participavam de manobras de treinamento de inverno, afirmou o ministro da Defesa, Itsunori Onodera.

Todos foram resgatados, mas a maioria com ferimentos, e um deles morreu posteriormente, de acordo com o Ministério da Defesa.

A mídia japonesa informou que ao menos 12 pessoas ficaram feridas, a maioria aparentemente atingida por rochas vulcânicas. Entre eles, dois estariam em estado crítico e três em estado grave, segundo a emissora japonesa NHK.

Uma pessoa ficou presa na avalanche por algum tempo até ser salva por equipes de resgate, que incluíam membros das Forças de Autodefesa.

O vulcão Kusatsu-Shirane, de 2.160 metros, entrou em erupção na terça-feira de manhã, segundo a Agência Meteorológica do Japão. A agência alertou que novas erupções não podem ser descartadas, e que as rochas podem atingir locais a até 2 quilômetros de distância.

(Reportagem adicional de Nobuhiro Kubo e Kiyoshi Takenaka)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos