Topo

EUA defendem agenda América Primeiro antes de visita de Trump a Davos

24/01/2018 13h23

Por Paritosh Bansal

DAVOS, Suíça (Reuters) - Autoridades de alto escalão dos Estados Unidos responderam nesta quarta-feira a sugestões de que a agenda "América Primeiro", do presidente Donald Trump, está prejudicando a globalização e o comércio, estabelecendo um tom agressivo antes da visita do presidente norte-americano ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Mantendo a postura comercial combativa de Trump, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, também elogiou um dólar norte-americano mais fraco, ajudando na queda da divisa norte-americana que recuou para uma mínima em três anos contra uma cesta de moedas.

"Obviamente um dólar mais fraco é bom para nós, pois se relaciona ao comércio e a oportunidades", disse Mnuchin durante entrevista coletiva na cúpula anual na Suíça.

Líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente do Brasil, Michel Temer, manifestaram preocupação com o crescente protecionismo na reunião desta semana, em declarações que delegados dizem terem sido direcionadas às políticas de Trump.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse em seu discurso em Davos, nesta quarta-feira, que o protecionismo e o isolamento não solucionam os desafios econômicos enfrentados por países em todo o mundo. O presidente da França, Emmanuel Macron, também deve falar mais tarde nesta quarta-feira.

Sob a agenda América Primeiro, Trump ameaçou deixar o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), rejeitou o acordo global sobre mudanças climáticas e criticou instituições globais, incluindo a Organização das Nações Unidas e a Otan.

Trump deve chegar na quinta-feira a Davos e discursar no fórum na sexta-feira, se misturando com a mesma elite de "globalistas" que o criticou durante sua campanha presidencial de 2016.

Mnuchin e o secretário do Comércio dos EUA, Wilbur Ross, armaram na quarta-feira em Davos uma defesa conjunta das agressivas decisões comerciais de Washington e disseram que há mais por vir.

"Isto é sobre uma agenda América Primeiro. Mas América Primeiro significa trabalhar com o resto do mundo", disse Mnuchin. "Isto apenas significa que o presidente Trump está cuidando dos trabalhadores e interesses norte-americanos, o que não difere do que se espera que outros líderes façam".

Ross disse que ações de comércio norte-americanas foram provocadas por "comportamento inapropriado por parte de nossas contrapartes comerciais".