Topo

Trump diz que negociaria Brexit com atitude "mais dura" que Theresa May

28/01/2018 11h54

Por Andrew MacAskill

LONDRES (Reuters) - O presidente norte-americano Donald Trump teria uma abordagem "mais dura" nas negociações do Brexit que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse ele em entrevista à televisão que será transmitida mais tarde neste domingo.

Em entrevista ao canal britânico ITV, Trump afirmou que a União Europeia "não é tão boa quanto deveria ser" e afirmou ter previsto o resultado do referendo de junho de 2016 no qual os britânicos votaram para deixar a União Europeia (UE). Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos mais tarde no mesmo ano.

Quando perguntado se May estava em uma "boa posição" em relação às negociações do Brexit, hoje em andamento, Trump respondeu: "Seria assim que eu negociaria? Não, eu não negociaria desta forma que está (sendo) negociado... Eu teria uma atitude diferente."

Pressionado sobre como seria essa abordagem diferente, ele disse: "Eu teria dito que a União Europeia não é tão boa quanto deveria ser. Eu teria tomado uma posição mais dura na saída."

May foi a primeira líder estrangeira a visitar Trump após sua posse em janeiro do ano passado e eles foram filmados saindo da Casa Branca de mãos dadas.

Mas a "relação especial" entre os dois países passou por diversos altos e baixos desde então, incluindo uma repreensão de Trump a May no Twitter após ela criticá-lo por retweetar videos britânicos anti-Islã de extrema direita.

Ele afirmou em um trecho da mesma entrevista que não pretendia ofender o Reino Unido ao compartilhar os vídeos e que ele se desculparia caso os donos do post original fossem racistas.

Trump também afirmou na entrevista que havia antecipado o resultado do referendo sobre o Brexit por conta da preocupação de muitos britânicos com a imigração - um elemento chave também em sua campanha de eleição nos EUA.

"Eu disse (que) por conta do comércio, mas principalmente pela imigração, o Brexit ia ser uma grande virada. E eu estava certo", disse ele. "Eu conheço o povo britânico e os entendo."

"Eles não querem pessoas vindo de todas as partes do mundo para o Reino Unido, eles não sabem nada sobre essas pessoas."

Trump também disse que foi convidado por May a fazer duas visitas ao Reino Unido este ano.

Mais cedo no mês, ele cancelou uma viagem a Londres para abrir uma nova embaixada, dizendo que não queria endossar um mau acordo fechado pela administração Obama para vender a antiga por um valor que para ele seria insignificante.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7519)) REUTERS PM LC