EUA alertam Síria sobre medidas "firmes" por cessar-fogo
WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos alertaram a Síria na sexta-feira que o país tomara "medidas firmes e apropriadas" em resposta às violações do cessar-fogo, destacando preocupação com relatos de uma operação militar iminente em uma região de desescalada no sudoeste do país.
Washington também alertou o presidente sírio Bashar al-Assad sobre o aumento do conflito.
"Como garantidor desta área de desalinhamento com a Rússia e a Jordânia, os Estados Unidos tomarão medidas firmes e apropriadas em resposta às violações do regime de Assad", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, em uma comunicado na noite de sexta-feira.
O monitor de guerra baseado no Reino Unido Observatório Sírio para os Direitos Humanos informou quarta-feira que forças do governo sírio após a recente vitória sobre uma área do Estado Islâmico no sul de Damasco estavam avançando para a província de Deraa.
A mídia estatal síria reportou que aeronaves do governo lançaram panfletos em áreas controladas por rebeldes em Deraa, instando os combatentes a desarmarem.
O alerta norte-americano vem semanas após um ataque similar em uma zona de desescalada no nordeste da Síria.
O governo está no momento em sua posição mais forte deste os primeiros meses da guerra em 2011, embora ainda longe de atingir o objetivo de Assad, de reafirmar a influência sobre toda a Síria.
(Por Eric Walsh)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.