Topo

Petrobras diz que greve de petroleiros acabou em 95% das unidades e descarta impacto na produção

31/05/2018 10h04

(Reuters) - A Petrobras afirmou nesta quinta-feira que a greve dos petroleiros foi encerrada em 95 por cento de suas unidades, acrescentando que não houve impacto sobre a produção e nem risco de desabastecimento, segundo nota divulgada pela estatal.

"A greve já foi encerrada em mais de 95 por cento das suas unidades. Onde ainda é necessário, equipes de contingência atuam e a situação caminha para a normalidade e para o encerramento do movimento", disse em nota a empresa.

Mais cedo, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) recomendou aos sindicatos da categoria que suspendessem a greve de 72 horas iniciada na madrugada de quarta-feira, depois que foram estabelecidas multas diárias de 2 milhões de reais por dia de paralisação pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

De acordo com os sindicatos, 21 plataformas da Petrobras na Bacia de Campos --responsável por cerca de metade da produção de petróleo do Brasil-- aderiram à greve, que também atingiu refinarias e terminais.

A FUP afirmou, em comunicado publicado mais cedo nesta quinta-feira em sua página oficial, que os petroleiros saem da greve de "cabeça erguida", pois consideram ter cumprido um capítulo importante ao "desmascarar os interesses privados e internacionais que pautam a gestão da Petrobras".

Os petroleiros anunciaram a paralisação contra o que afirmam ser um processo de privatização da Petrobras, assim como contra a política de preços adotada pela estatal. Os petroleiros reivindicam também a demissão do presidente da Petrobras, Pedro Parente.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)