Topo

Após fracasso de reunião entre Kim e Trump, EUA anunciam sanções contra Coreia do Norte

27.fev.2019 - Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, apertam as mãos em seu segundo encontro, em Hanoi, Vietnã - Leah Millis/Reuters
27.fev.2019 - Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, apertam as mãos em seu segundo encontro, em Hanoi, Vietnã Imagem: Leah Millis/Reuters

David Brunnstrom e Matt Spetalnick

21/03/2019 20h18

Os Estados Unidos impuseram nesta quinta-feira sanções contra duas empresas sediadas na China que teriam ajudado a Coreia do Norte a evitar sanções norte-americanas e internacionais contra seu programa de armas nucleares, no primeiro passo do tipo desde que a cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, fracassou no mês passado.

O Departamento do Tesouro dos EUA também emitiu um informe atualizado listando 67 navios que têm participado de transferências ilícitas de petróleo refinado com petroleiros norte-coreanos, ou que teriam exportado carvão da Coreia do Norte.

O Tesouro identificou as empresas afetadas pelas sanções como Dalian Haibo International Freight e Liaoning Danxing International Forwarding, ambas com sede na China.

A medida proíbe transações dos EUA com as companhias designadas e congela quaisquer bens que elas possuam nos Estados Unidos.

O anúncio dos EUA acontece semanas depois que uma segunda cúpula entre Trump e Kim, em Hanói, terminou antes do planejado devido a demandas conflitantes por parte da Coreia do Norte, que exigia a atenuação de rígidas sanções, e dos EUA, que pediam que a Coreia do Norte abandonasse suas armas nucleares.

Os Estados Unidos têm liderado esforços internacionais que pressionam a Coreia do Norte a abrir mão de seus programas nuclear e de mísseis balísticos através de sanções.