Topo

Trump diz que é hora de EUA reconhecerem soberania israelense sobre Colinas de Golã

Donald Trump ao lado do premiê israelense Benjamin Netanyahu, no Museu de Israel, em Jerusalém - Sebastian Scheiner/AP
Donald Trump ao lado do premiê israelense Benjamin Netanyahu, no Museu de Israel, em Jerusalém Imagem: Sebastian Scheiner/AP

21/03/2019 14h49

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que é hora de apoiar a soberania israelense sobre as Colinas de Golã, território que Israel tomou da Síria numa guerra em 1967, mas o movimento não foi endossado internacionalmente.

"Depois de 52 anos, é hora de os Estados Unidos reconhecerem integralmente a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, que é de importância estratégica e de segurança cruciais para o Estado de Israel e a estabilidade regional!", escreveu Trump no Twitter.

O reconhecimento deste território disputado implica em uma grande mudança na política dos EUA uma semana antes de o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, chegar aos EUA para uma reunião com Trump e para discursar no Comitê América-Israel de Assuntos Públicos.

Netanyahu, que tentará a reeleição em 9 de abril, tem pressionado os EUA para que reconheça a soberania israelense sobre Golã.

Pouco depois da publicação de Trump, Netanyahu agradeceu o presidente norte-americano também pelo Twitter.

"Em um momento em que o Irã busca usar a Síria como plataforma para destruir Israel, o presidente Trump corajosamente reconhece a soberania israelense sobre as Colinas de Golã. Obrigado, presidente Trump!", escreveu Netanyahu.