Topo

Merkel sinaliza retorno à academia após política

Markus Schreiber - 21.fev.2018/AP
Imagem: Markus Schreiber - 21.fev.2018/AP

Andreas Rinke

Em Leipzig (Alemanha)

31/08/2019 12h47

A chanceler alemã Angela Merkel pareceu sugerir neste sábado que pode retornar à academia ao final de seu atual mandato, que termina em 2021.

"Todas as universidades que me deram títulos de doutorado 'honoris causa' acabarão tendo notícias minhas quando eu não for mais chanceler", disse Merkel, que está no cargo desde 2005, em discurso na Escola de Administração HHL de Leipzig.

A HHL deu o título honorário de doutorado a Merkel, uma ex-física, em uma cerimônia com a presença de Christine Lagarde, apontada para ser a próxima chefe do Banco Central Europeu.

"Eu voltarei e não ficarei por um curto período de tempo como hoje. Ficarei mais tempo", disse Merkel, arrancando risos da platéia.

Há uma dúvida crescente sobre se Merkel cumprirá seu último mandato como chanceler na íntegra.

Os conservadores de seu partido e seus parceiros social-democratas (SPD) temem perder apoio para a extrema direita nas eleições em dois estados do leste da Alemanha no domingo, o que potencialmente coloca mais pressão sobre a coalizão.

Merkel deixou o cargo de líder do partido União Democrática Cristã (CDU) no ano passado, depois de dolorosas perdas nas eleições estaduais, e disse que seu atual mandato seria o último.