EUA tentam determinar papel do novo líder do Estado Islâmico, diz autoridade
Os Estados Unidos estão atentos ao novo líder do Estado Islâmico para determinar seu papel na organização e qual é o seu histórico desde que uma operação norte-americana do mês passado matou seu ex-líder Abu Bakr al-Baghdadi, disse Nathan Sales, coordenador de contraterrorismo dos EUA, nesta sexta-feira.
"Sempre que acontece uma transição de liderança na organização terrorista, queremos estar certos de que temos as informações mais recentes de que precisamos ter para confrontar a ameaça", disse Sales em um boletim.
Em uma gravação de áudio publicada na internet na quinta-feira, o Estado Islâmico confirmou que Baghdadi foi morto em um ataque de final de semana de forças especiais dos EUA no noroeste da Síria e prometeu vingança contra os EUA.
O grupo disse que um sucessor de Baghdadi, identificado como Abu Ibrahim al-Hashemi al-Quraishi, foi escolhido.
Mais cedo nesta sexta-feira, Trump tuitou sobre a substituição. "O Isis (Estado Islâmico) tem um novo líder. Sabemos exatamente quem ele é!", disse, sem entrar em detalhes.
Baghdadi foi da obscuridade à liderança do grupo ultrarradical e se declarou o "califa" de todos os muçulmanos, controlando grandes parcelas do Iraque e da Síria entre 2014 e 2017. Depois disso, o Estado Islâmico perdeu o controle para forças de uma coalizão encabeçada por Washington que incluiu iraquianos e sírios curdos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.