Topo

Forças da Grécia reforçam presença na fronteira turca após choques com imigrantes

03/03/2020 11h41

Por Lefteris Papadimas e Alkis Konstantinidis

KASTANIES/LESBOS, Grécia (Reuters) - Tropas de choque gregas continuavam em alerta máximo nesta terça-feira ao longo da fronteira terrestre entre a Grécia e a Turquia, o foco de uma crise crescente entre a União Europeia e Ancara a respeito da maneira de lidar com uma nova onda de imigrantes e refugiados.

Cerca de 10 mil imigrantes vêm tentando romper a fronteira desde que a Turquia disse na quinta-feira que não cumprirá mais um acordo firmado com a UE em 2016 para manter refugiados em seu território em troca de bilhões de euros de ajuda.

Autoridades gregas disseram que a divisa ficou tranquila de madrugada, um contraste com os confrontos vistos no final de semana e na segunda-feira, quando a polícia usou gás lacrimogêneo contra os imigrantes, inclusive mulheres e crianças, retidas na terra de ninguém.

"Só houve algumas tentativas hoje (de imigrantes cruzarem a fronteira). Vamos torcer para eles entenderem o recado", disse um soldado do Exército, munido de uma metralhadora, à Reuters perto da passagem fronteiriça de Kastanies.

Jipes do Exército patrulhavam a área, e as estradas que levam ao rio Evros, que assinala a divisa greco-turca, continuavam interditadas.

"As fronteiras da Grécia também são as fronteiras da Europa", disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em um comunicado emitido antes da inspeção dos chefes das três principais instituições da UE na área, planejada para ocorrer ainda nesta terça-feira.

Os presidentes da Comissão Europeia executiva, do Conselho Europeu --que representa os governos nacionais-- e do Parlamento Europeu querem demonstrar sua solidariedade com a Grécia agora que o país luta para conter a nova maré de imigrantes.