Topo

Esse conteúdo é antigo

Venezuela eleva casos de coronavírus para 42 e agradece China por auxílio

A avenida Francisco de Miranda em Caracas, Venezuela, está praticamente vazia. Forças de segurança do país estão visitando os principais bairros da cidade para incentivar que cidadãos fiquem em suas casas, fechem negócios e adotem medidas de prevenção contra o coronavírus - MIGUEL GUTIERREZ/EPA
A avenida Francisco de Miranda em Caracas, Venezuela, está praticamente vazia. Forças de segurança do país estão visitando os principais bairros da cidade para incentivar que cidadãos fiquem em suas casas, fechem negócios e adotem medidas de prevenção contra o coronavírus Imagem: MIGUEL GUTIERREZ/EPA

Angus Berwick e Vivian Sequera*

19/03/2020 16h24

CARACAS (Reuters) — A Venezuela confirmou seis recentes casos do novo coronavírus nesta quinta-feira, em um total de 42 casos e o governo do presidente Nicolás Maduro agradeceu à China, sua aliada, por enviar 4 mil kits de diagnóstico para testar a infecção.

O governo de Maduro tem implementando quarentena em toda a Venezuela e restringiu viagens entre Estados, em uma tentativa de conter a epidemia. Nesta quinta-feira, o governo venezuelano disse que os kits chineses de diagnóstico servirão para testar 300 mil venezuelanos.

"Da alma da Venezuela, queremos agradecer à República Popular da China e ao presidente Xi Jinping por essa generosidade", disse a vice-presidente, Delcy Rodriguez, durante um evento televisionado no aeroporto internacional de Caracas para receber o auxílio.

Em uma medida separada para conter a propagação do vírus, a autoridade marítima do INEA (Instituto Nacional dos Espaços Aquáticos, na sigla em espanhol) da Venezuela proibiu tripulações a bordo de navios que atracam nos portos do país de desembarcar, de acordo com um documento de 17 de março visto pela Reuters nesta quinta. A ordem também proíbe novos funcionários de embarcar nos navios-tanque.

Não se espera que a medida afete as exportações de petróleo do país, mas pode complicar a logística, como a entrega de alimentos às tripulações, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

*colaborou Mircely Guanip