Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia decreta estado de emergência contra pandemia de coronavírus

24.nov.2019 - O presidente da Colômbia, Iván Duque - Juan Barreto/AFP
24.nov.2019 - O presidente da Colômbia, Iván Duque Imagem: Juan Barreto/AFP

Em Bogotá

18/03/2020 06h59

O presidente da Colômbia, Iván Duque, decretou ontem o estado de emergência no país para enfrentar a pandemia de coronavírus, e decretou o isolamento obrigatório para maiores de 70 anos.

"Diante das condições excepcionais que o país enfrenta, como presidente da República e junto a todos os ministros do gabinete, adotamos a decisão de decretar o estado de emergência", disse Duque em mensagem à Nação.

O estado de emergência, que pode ser prorrogado por no máximo de 90 dias, permite ao governo adotar um leque de ações para enfrentar o que Duque descreveu como "o maior desafio da humanidade em tempos recentes".

A Colômbia tem 75 casos confirmados do novo coronavírus, sem qualquer óbito.

O estado de emergência permite a Duque, por exemplo, fixar novos impostos e taxas ou modificar os já existentes.

Como parte do pacote de medidas econômicas que serão anunciadas a partir desta quarta-feira, Duque antecipou o isolamento preventivo obrigatório dos "adultos maiores de 70 anos".

"A partir de sexta-feira, 20 de março (...) e até 31 de maio, todos os adultos maiores de 70 anos deverão permanecer em casa, exceto para se abastecer de bens de consumo e de primeira necessidade, utilizar serviços de saúde, adquirir medicamentos e ter acesso a serviços financeiros", revelou Duque.

Durante este período, o Estado facilitará a estes idosos acesso a aposentadoria, subsídios e uma "cesta básica", assim como atendimento domiciliar de saúde.

Coronavírus liga alerta pelo mundo