Topo

Esse conteúdo é antigo

UE quer análise sobre papel da OMS na crise do coronavírus

Bandeira da União Europeia - Cristina Arias/Cover/Getty Images
Bandeira da União Europeia Imagem: Cristina Arias/Cover/Getty Images

06/05/2020 20h57

A União Europeia está apoiando pedidos de revisão da resposta internacional à pandemia de coronavírus, incluindo o desempenho da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo projeto de resolução para debate de ministros na organização de saúde.

Diplomatas europeus disseram que Estados Unidos e China participaram de negociações sobre a resolução da UE, mas não deram detalhes de suas contribuições. Um porta-voz chinês confirmou que Pequim está envolvida, mas autoridades norte-americanas se recusaram a comentar.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, defendeu a agência contra críticas ferozes do presidente dos EUA, Donald Trump, mas prometeu uma análise de seu desempenho após alívio na pandemia, incluindo de seu órgão de supervisão independente.

Um esboço inicial da resolução da UE, a ser debatida pelos ministros da Saúde da OMS em reunião virtual em 18 e 19 de maio na Assembleia Mundial da Saúde, inclui "elogio à liderança da OMS", mas pede "uma avaliação ... o mais cedo no momento apropriado sobre as lições aprendidas com a resposta internacional da saúde à Covid-19".

O esboço, visto pela Reuters, diz que a avaliação deve abordar as consequências a longo prazo para a saúde e "lacunas na preparação para pandemia" e lembra os 194 países membros da OMS que precisam relatar surtos de doenças "no tempo oportuno".

"As negociações começaram. Os norte-americanos, chineses e europeus estão participando, quase todos estão. É um sinal muito bom de que todos estão envolvidos", disse um diplomata europeu.