Topo

Esse conteúdo é antigo

Eventos religiosos estão ajudando a espalhar coronavírus, diz OMS

O chefe do programa de emergências da OMS também disse que parece haver novos surtos na Coreia do Sul  - Eduardo Valente/Framephoto/Estadão Conteúdo
O chefe do programa de emergências da OMS também disse que parece haver novos surtos na Coreia do Sul Imagem: Eduardo Valente/Framephoto/Estadão Conteúdo

De Stephanie Nebehay, Emma Farge e John Revill

Em Genebra (Suíça)

22/06/2020 13h44

Muitos países que têm tido sucesso no combate ao novo coronavírus estão vendo um aumento no número de novos casos devido a eventos religiosos e outras situações de vulnerabilidade, como o retorno de expatriados, disse a especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS) Maria Van Kerkhove.

"Qualquer oportunidade que o vírus tiver, ele irá aproveitar. É realmente importante que os países estejam em posição de detectar rapidamente esses casos", disse ela em entrevista online.

O chefe do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, disse que parece haver novos surtos na Coreia do Sul ligados a casas noturnas, abrigos e parques de diversão, e que descobertas em águas residuais no norte da Itália mostraram que é possível que o vírus estivesse circulando na região antes que alguém percebesse.

Ryan também afirmou que a OMS emitirá mais orientações sobre a retomada das viagens aéreas nos próximos dias, à medida que os países começam a afrouxar as restrições causadas pelo coronavírus.

"Não é um dilema fácil ... não há risco zero", disse ele.