Topo

Reino Unido relata número diário recorde de mais de 40 mil casos de coronavírus

Covid Europa - Elisabeth Aardema/Shutterstock
Covid Europa Imagem: Elisabeth Aardema/Shutterstock

28/12/2020 16h18

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido registrou 41.385 novos casos de covid-19 nesta segunda-feira, um recorde diário, conforme uma variante do coronavírus que se espalha rapidamente aumenta as taxas de infecção e o final de semana prolongado do Natal impactou as informações sobre casos novos.

Houve 357 mortes adicionais 28 dias após um exame positivo, informou o portal de estatísticas de coronavírus do governo.

"Este nível muito alto de infecção é uma preocupação crescente em um momento no qual nossos hospitais estão em seu estado mais vulnerável", disse Yvonne Doyle, diretora médica da Saúde Pública da Inglaterra.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e seus conselheiros científicos disseram que uma variante do coronavírus que pode ser até 70% mais transmissível está se disseminando velozmente no Reino Unido, embora não se acredite que ela seja mais mortífera ou cause uma doença mais grave.

Isso provocou a adoção de medidas de convívio social rígidas para Londres e o sul inglês, e os planos para amenizar as restrições no Natal em toda o país foram reduzidos dramaticamente ou totalmente descartados.

Na semana passada, Johnson disse que a proliferação da nova variante do coronavírus significa tempos difíceis pela frente, e ministros disseram que pode ser necessário adotar mais medidas.

O aumento das infecções também foi provocado em parte pelo fato de a Irlanda do Norte ter relatado 1.634 casos novos depois de ficar sem relatar casos no domingo ou na sexta devido ao período de Natal.