Rússia diz que EUA desperdiçam chance de diálogo após acusação de "assassino"
A Rússia disse nesta segunda-feira que a recusa dos Estados Unidos de organizar conversas virtuais ao vivo entre Vladimir Putin e Joe Biden depois que o presidente norte-americano disse acreditar que o russo é um assassino equivale a uma séria oportunidade desperdiçada.
Na semana passada, Putin disse que ele e Biden deveriam ter tais conversas nos dias seguintes. As relações diplomáticas atingiram um novo ponto crítico no pós-Guerra Fria após os comentários feitos por Biden em uma entrevista ao canal ABC.
"Notamos com tristeza que o lado americano não apoiou a proposta (de Putin) de realizar conversas com o presidente Biden... para debater problemas que se acumularam nas relações bilaterais e também o tema relativo à estabilidade (nuclear) estratégica", disse o Ministério das Relações Exteriores russo em um comunicado.
"Perdeu-se outra oportunidade para buscar uma fuga do beco sem saída nas relações russo-americanas causado por Washington. A responsabilidade disto é inteiramente dos Estados Unidos."
O embaixador da Rússia nos EUA, Anatoly Antonov, chegou a Moscou no domingo para debater como tratar das relações bilaterais em declínio depois que seu país o chamou de volta para consultas.
Também nesta segunda-feira, Antonov foi visto saindo do edifício da chancelaria, mas sem comentar, relatou a agência de notícias Tass.
(Por Anton Kolodyazhnyy e Alexander Marrow)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.