Topo

Esse conteúdo é antigo

Fauci diz que não espera novo lockdown nos EUA, apesar da variante Delta

Para Fauci, aumento de casos devido à nova variante não levarão a lockdown nos EUA - REUTERS/Jonathan Ernst
Para Fauci, aumento de casos devido à nova variante não levarão a lockdown nos EUA Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst

01/08/2021 11h46

O principal conselheiro médico do presidente Joe Biden, Dr. Anthony Fauci, disse no domingo que não espera que os Estados Unidos voltem a adotar lockdowns, apesar dos riscos crescentes de infecções por Covid-19 representados pela variante Delta.

"Não acho que veremos bloqueios", disse Fauci, que também é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, no programa "This Week" da ABC.

"Acho que temos o suficiente da porcentagem de pessoas no país - não o suficiente para esmagar o surto -, mas acredito que o suficiente para não nos permitir entrar na situação em que estávamos no inverno passado."

O aumento de casos de variantes Delta está sacudindo o mundo. Partes da Ásia que antes eram relativamente bem-sucedidas em conter a Covid-19, como Filipinas, Tailândia e Vietnã, agora estão bloqueando os pontos críticos.

Alguns estão resistindo às novas restrições. A partir de segunda-feira, o pessoal do exército ajudará a policiar a maior cidade da Austrália, Sydney, verificando se as pessoas com teste positivo estão se isolando.

Na França, onde o governo está lutando contra uma quarta onda de infecções, milhares de pessoas protestaram pelo terceiro fim de semana consecutivo contra a introdução de um passe de saúde obrigatório que comprove a vacinação que será necessária para a entrada em muitos locais públicos.

Embora Fauci não ache que os Estados Unidos precisarão fechar novamente como fizeram no ano passado, ele alertou na ABC que "as coisas vão piorar" à medida que a variante Delta continua a se espalhar.

"Temos 100 milhões de pessoas neste país que são elegíveis para serem vacinadas e que não estão sendo vacinadas", disse ele.

(Reportagem de Sarah N. Lynch e David Lawder; Edição de Daniel Wallis e Lisa Shumaker)