Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA devem enfrentar "passado vergonhoso" com nações tribais, diz vice-presidente

Vice-presidente dos EUA Kamala Harris, em conferência CityLab - Reprodução/ Youtube/ Bloomberg Philanthropies
Vice-presidente dos EUA Kamala Harris, em conferência CityLab Imagem: Reprodução/ Youtube/ Bloomberg Philanthropies

Kanishka Singh e Heather Timmons (Reuters)

De Bengaluru e Washington

12/10/2021 16h00

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse nesta terça-feira que os exploradores europeus que pousaram na costa dos EUA "deram início a uma onda de devastação para as nações tribais, perpetrando violência, roubando terras e espalhando doenças".

"Não devemos fugir desse passado vergonhoso e devemos lançar luz sobre ele e fazer tudo o que pudermos para enfrentar o impacto do passado nas comunidades indígenas hoje", disse ela no Congresso Nacional dos Índios Americanos, a maior organização dos EUA para povos nativos.

O governo Biden renegociará com nações tribais um memorando de entendimento sobre financiamento federal para treinamento profissional em terras tribais, disse ela. O memorando foi renegociado em 2018 entre 12 agências federais, mas sem contribuição das nações tribais afetadas.

Ela falou no dia seguinte ao Dia de Colombo, que marca a chegada do explorador Cristóvão Colombo, e o recém-reconhecido Dia dos Povos Indígenas.

Desde 1934, "todo mês de outubro os Estados Unidos reconhecem a viagem dos exploradores europeus que pousaram na costa dos americanos", disse Harris. "Essa não é toda a história, essa nunca foi toda a história."