Topo

Esse conteúdo é antigo

Índia registra mais de 500 mil mortes por covid, mas analistas estimam milhões a mais

Neha Arora e Sumit Khanna

Da Reuters

04/02/2022 10h53Atualizada em 04/02/2022 14h59

O número oficial de mortos por covid-19 na Índia ultrapassou 500 mil nesta sexta-feira, um marco que alguns analistas de dados disseram ter sido atingido no ano passado, mas foi obscurecido por pesquisas imprecisas e mortos não contabilizados no interior, onde milhões permanecem vulneráveis à doença.

O país, que tem a quarta maior contagem de mortes no mundo, registrou 400 mil mortes em julho de 2021 após o surto devastador da variante Delta, segundo dados oficiais. Alguns acreditam que os números são muito maiores.

"Nosso estudo publicado na revista Science estima 3 milhões de mortes por covid na Índia até meados de 2021 usando três bancos de dados diferentes", disse à Reuters o coautor do estudo Chinmay Tumbe, professor assistente do Indian Institute of Management, em Ahmedabad.

No mês passado, o governo indiano descartou o estudo como infundado dizendo que há um sistema robusto de notificação de nascimentos e óbitos.

Os Estados da Índia registram mortes por coviddepois de coletar dados de seus distritos. Nos últimos meses, vários Estados atualizaram o número de óbitos, alguns sob pressão da Suprema Corte do país. Na maioria dos casos, as autoridades disseram que houve lapsos devido a atrasos nos registros e outros erros administrativos.

A Índia está atualmente no meio de uma terceira onda de coronavírus liderada pela variante Ômicron, que alguns especialistas dizem que já está em transmissão comunitária, embora autoridades federais digam que a maioria dos casos seja leve.