Índia registra mais de 500 mil mortes por covid, mas analistas estimam milhões a mais
O número oficial de mortos por covid-19 na Índia ultrapassou 500 mil nesta sexta-feira, um marco que alguns analistas de dados disseram ter sido atingido no ano passado, mas foi obscurecido por pesquisas imprecisas e mortos não contabilizados no interior, onde milhões permanecem vulneráveis à doença.
O país, que tem a quarta maior contagem de mortes no mundo, registrou 400 mil mortes em julho de 2021 após o surto devastador da variante Delta, segundo dados oficiais. Alguns acreditam que os números são muito maiores.
"Nosso estudo publicado na revista Science estima 3 milhões de mortes por covid na Índia até meados de 2021 usando três bancos de dados diferentes", disse à Reuters o coautor do estudo Chinmay Tumbe, professor assistente do Indian Institute of Management, em Ahmedabad.
No mês passado, o governo indiano descartou o estudo como infundado dizendo que há um sistema robusto de notificação de nascimentos e óbitos.
Os Estados da Índia registram mortes por coviddepois de coletar dados de seus distritos. Nos últimos meses, vários Estados atualizaram o número de óbitos, alguns sob pressão da Suprema Corte do país. Na maioria dos casos, as autoridades disseram que houve lapsos devido a atrasos nos registros e outros erros administrativos.
A Índia está atualmente no meio de uma terceira onda de coronavírus liderada pela variante Ômicron, que alguns especialistas dizem que já está em transmissão comunitária, embora autoridades federais digam que a maioria dos casos seja leve.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.