Topo

Esse conteúdo é antigo

Otan diz que Rússia deve escolher entre solução diplomática ou sanções

7.fev.2022 -  O presidente russo, Vladimir Putin, durante uma coletiva de imprensa após se encontrar com o presidente francês para discutir situação com Ucrânia - Thibault Camus/Pool/AFP
7.fev.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, durante uma coletiva de imprensa após se encontrar com o presidente francês para discutir situação com Ucrânia Imagem: Thibault Camus/Pool/AFP

Robin Emmott e John Chalmers

10/02/2022 07h48Atualizada em 10/02/2022 08h42

A Rússia deve escolher entre uma solução diplomática para a crise sobre a Ucrânia ou enfrentar sanções econômicas do Ocidente e uma maior presença das forças da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nos países mais ao leste do bloco, disse o secretário-geral da Otan nesta quinta-feira.

"A Rússia tem uma escolha: eles podem escolher uma solução diplomática —e nós estamos prontos para sentar— mas se eles escolherem o confronto, pagarão um preço mais alto", disse Jens Stoltenberg.

"Haverá sanções econômicas. Haverá um aumento da presença militar da Otan na parte oriental da aliança, e o Reino Unido é realmente uma parte importante disso", disse ele em uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em Bruxelas.