Topo

Esse conteúdo é antigo

Zelenskiy pede ao Congresso dos EUA mais sanções contra Rússia e fechamento aéreo ucraniano

16/03/2022 10h33

Por Richard Cowan e Patricia Zengerle

WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, pediu em discurso ao Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira mais ajuda para proteger os céus sobre seu país e a imposição de mais sanções contra a Rússia, incluindo a saída de todas empresas norte-americanas que atuam em solo russo.

"A Rússia transformou o céu da Ucrânia em uma fonte de morte para milhares de pessoas", disse Zelenskiy em discurso virtual aos parlamentares norte-americanos, antes de mostrar um vídeo contendo imagens gráficas de morte e destruição na Ucrânia que terminava com a frase "Fechem o céu sobre a Ucrânia".

Zelenskiy continuou seu esforço pela imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia e pediu mais aviões e sistemas de defesa para responder a uma invasão russa lançada no mês passado que causou destruição em larga escala em seu país e desencadeou uma onda de refugiados.

Ele encerrou seu discurso com um apelo direto em inglês ao presidente dos EUA, Joe Biden: "Desejo que você seja o líder do mundo. Ser o líder do mundo significa ser o líder da paz".

Juntamente com a Otan, Biden e muitos parlamentares dos EUA têm resistido a uma zona de exclusão aérea em meio a preocupações de que isso ampliaria o conflito com a Rússia, que possui armas nucleares. A Casa Branca até agora também não apoiou uma proposta para ajudar a transferir aviões de guerra MiG fabricados na Rússia para a Ucrânia, embora essa ideia tenha algum apoio no Congresso.

O discurso de Zelenskiy aos parlamentares em Washington ocorre um dia depois que ele fez um apelo ao Parlamento do Canadá por mais sanções ocidentais à Rússia e a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia.

Na conclusão de seus comentários, Zelenskiy acenou para o vídeo e colocou a mão no peito em agradecimento pela recepção.

Biden sancionou na terça-feira uma lei de 13,6 bilhões de dólares em ajuda emergencial à Ucrânia para auxiliá-la a obter mais armamento e assistência humanitária.

Zelenskiy invocou ataques anteriores aos Estados Unidos --em 1941 por forças japonesas em Pearl Harbor no Havaí e em 2001 por militantes da Al Qaeda usando aviões sequestrados-- para explicar a situação da Ucrânia. Ele também mencionou o Monte Rushmore, monumento na montanha em Dakota do Sul com rostos esculpidos de quatro dos maiores presidentes dos EUA.

"Neste momento, o destino de nosso país está sendo decidido", disse Zelenskiy no discurso por meio de um intérprete, acrescentando que seu país estava enfrentando um terror que a Europa não experimentava desde a Segunda Guerra Mundial.