Topo

Esse conteúdo é antigo

PF faz busca e apreensão contra desmatamento em terra indígena em Mato Grosso

Madeireiros da cidade de Peixoto de Azevedo (MT) teriam cooptado lideranças indígenas para ajudar na retirada de recursos da Terra Indígena Menkragnoti - Divulgação/Polícia Federal
Madeireiros da cidade de Peixoto de Azevedo (MT) teriam cooptado lideranças indígenas para ajudar na retirada de recursos da Terra Indígena Menkragnoti Imagem: Divulgação/Polícia Federal

12/04/2022 11h41

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira uma operação para combater o desmatamento dentro da terra indígena Menkragnoti, em Mato Grosso, cumprindo seis mandados de busca e apreensão no estado e também em Goiás.

Em nota, a PF informou que a operação surgiu de uma denúncia de retirada ilegal de madeira da localidade, recebida pela Fundação Nacional do Índio em fevereiro deste ano.

De acordo com a denúncia, madeireiros da cidade de Peixoto de Azevedo (MT) teriam cooptado lideranças indígenas para ajudar na retirada da madeira da área.

Depois de uma operação conjunta com o Ibama, em fevereiro deste ano, foram apreendidos armas, veículos e uma grande quantidade de madeira cortada e pronta para ser retirada da área.

Os mandados cumpridos nesta terça-feira têm como alvo os possíveis participantes dos crimes, dentre eles madeireiros e uma liderança indígena, de acordo com a PF.

"Os investigados podem responder pelos crimes ambientais de desmatamento e óbice à ação fiscalizadora do Poder Público, com penas de até 4 anos de reclusão e 3 anos de detenção, respectivamente, e associação criminosa, com pena de até 3 anos de reclusão, dentre outros crimes", informou a PF.