Topo

Esse conteúdo é antigo

Fotógrafo flagra ataque de onça a capivara e filhote 'banguela' no Pantanal

Thiago Lima fez registros de onça-pintada, como o do filhote, ainda quase sem dentes, na hora de um bocejo - Arquivo Pessoal/Thiago Lima
Thiago Lima fez registros de onça-pintada, como o do filhote, ainda quase sem dentes, na hora de um bocejo Imagem: Arquivo Pessoal/Thiago Lima

Colaboração para o UOL

12/04/2022 04h00

Um fotógrafo amador de Belo Horizonte conseguiu registrar em imagens duas cenas raras na natureza, na última viagem que fez ao Pantanal. Com sua câmera, ele capturou o momento em que uma onça-pintada caça uma capivara e outro em que um filhote boceja, com a boca bem aberta, revelando estar ainda com dentes em crescimento.

Thiago Lima, 36, é professor de física na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em sua profissão, ele ensina adolescentes do ensino médio os fenômenos da natureza e os expressa em fórmulas e equações matemáticas. Mas é na fotografia que ele consegue exercer com mais criatividade sua admiração e amor pelo mundo natural.

Seu primeiro contato com as lentes teve início em 2017, quando passou a se dedicar ao registro de paisagens naturais. Com o tempo, a vida selvagem passou a ser o seu foco e, em 2019, realizou a primeira viagem ao Pantanal, com o objetivo de captar imagens de onças-pintadas em seu habitat.

Em 2021, ele retornou ao Pantanal e uma das imagens que registrou acabou ganhando um concurso de fotografia. E o prêmio foi uma viagem, com tudo pago, à fazenda Caiman, um refúgio com 53 mil hectares que preserva inúmeros exemplares da fauna e da flora pantaneira. Entre eles, a onça-pintada.

"O espaço conta com um projeto, o Onçafari, que promove expedições de avistamento desses animais. Foi quando tive a oportunidade de ficar bem perto de uma onça. E tive a sorte de, no mesmo dia, flagrar dois momentos raros de se conseguir. Uma onça caçando e um filhote de boca bem aberta", contou Thiago ao UOL.

O momento da caçada

As impactantes cenas da caçada de uma onça-pintada foram registradas no sábado (9) e publicadas no Instagram do fotógrafo. "Era bem cedo e nosso guia recebeu pelo rádio um aviso de que havia uma onça nas imediações. Nos dirigimos até lá e avistamos aquele animal incrível, na beira de um açude, olhando fixamente para a água. Montei a minha câmera, uma Canon 6D, ajustei a lente 100-400 e comecei a fazer as imagens".

Lima se manteve a uma distância de aproximadamente 20 metros do felino e flagrou o momento em que ele se joga dentro da água e desaparece.

Um tempo depois, ela sai da água, já com uma capivara na boca. De onde estávamos dava para ouvir os sons todos, os gemidos, grunhidos, inclusive quando ela fincou as presas no corpo da capivara. Dava para ouvir os ossos sendo esmagados. Foi uma cena de vida selvagem mesmo, esse era um sonho que eu tinha que consegui realizar.

O fotógrafo garante que em momento algum sentiu medo de estar perto do animal ou percebeu que a onça se sentiu incomodada. "São animais que, apesar de viverem livres, estão acostumados à presença humana. Além do mais, essa aproximação é feita de forma especial, o motor do carro é desligado, todos ficam em silêncio".

O filhote flagrado bocejando pelo fotógrafo em uma árvore ainda era um pouco "banguela", por ser muito jovem - Arquivo Pessoal/Thiago Lima - Arquivo Pessoal/Thiago Lima
Thiago Lima acompanhou a preparação da onça antes dela mergulhar na lagoa e arrancar de lá uma capivara com a força de suas presas
Imagem: Arquivo Pessoal/Thiago Lima

Flagrante do filhote numa árvore

Terminadas as imagens da caçada, depois que a onça atravessou a estrada de terra arrastando o corpo da capivara e se embrenhando na mata fechada, surgiu um novo aviso pelo rádio. Dessa vez, uma fêmea chamada "Ferinha", descendente de uma onça que foi reintegrada à natureza após ser criada em cativeiro. Ela estaria numa árvore acompanhada do filhote.

"Fomos até lá, ficamos a 15 metros de distância. Ambos nem se incomodaram. O filhote ficava brincando com a mãe, mordendo o rabo dela, brincando com um pedaço de galho da árvore. A coisa mais linda. Olhos azuis, enormes, que olhavam diretamente para nós. De repente, ele abriu um bocejo tão gostoso que eu não resisti e flagrei. Depois deu para ver que ele era tão jovem que ainda estava "banguela".

Para o fotógrafo, a experiência vivida no último final de semana foi inesquecível. "Fotografar é o momento em que minha mente descansa. Para mim, é um hobby, mas me dedico muito. Estudo os locais que visito, a fauna, os animais que vou fotografar. Para mim, é uma oportunidade de conexão total com a natureza".