Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Ohio permitirá que professores andem armados após 24 horas de treino

A lei foi finalizada dez dias depois de um jovem de 18 anos atacar uma escola em Uvalde, Texas, com um rifle AR-15 - Getty Images
A lei foi finalizada dez dias depois de um jovem de 18 anos atacar uma escola em Uvalde, Texas, com um rifle AR-15 Imagem: Getty Images

Jonathan Allen

Da Reuters, em Nova York

03/06/2022 18h03Atualizada em 03/06/2022 18h35

O Estado norte-americano do Ohio deve colocar em vigor uma lei que permite que professores e outros funcionários tenham armas nas escolas, se completarem 24 horas de treinamento inicial.

Os proponentes esperam que professores armados reduzam a frequência e a letalidade de massacres nas escolas, que se tornaram recorrentes nos Estados Unidos. Os adversários das leis, como o sindicato dos professores e o principal sindicato de policiais do Estado, dizem que tornará as escolas mais perigosas para as crianças.

A lei foi finalizada dez dias depois de um jovem de 18 anos atacar uma escola em Uvalde, Texas, com um rifle AR-15. Dezenove estudantes e dois professores foram mortos no massacre.

O governador republicano de Ohio, Mike DeWine, disse que sancionará a lei.

Os proponentes do projeto de lei disseram que permitirá que os funcionários da escola confrontem um agressor armado antes que a polícia chegue.

A lei passou na Assembleia Geral de Ohio, controlada pelos republicanos, esta semana. Foi projetada para neutralizar uma decisão da Suprema Corte de Ohio ano passado que dizia que uma lei estadual de longa data obrigava os professores a completarem mais de 700 horas de programa de treinamento de oficiais de paz antes poderem entrar armados nas instalações escolares.

Professores armados teriam que passar por verificações criminais e receber oito horas de treinamento adicional por ano.