Topo

Esse conteúdo é antigo

Pressão aumenta sobre Boris Johnson após derrotas em eleições

Festas durante lockdown estão no centro do escândalo que atingiu Boris Johnson - HANNAH MCKAY/REUTERS
Festas durante lockdown estão no centro do escândalo que atingiu Boris Johnson Imagem: HANNAH MCKAY/REUTERS

Alistair Smout, Elizabeth Piper e Andrew MacAskill

Reuters, Londres e Kigali

24/06/2022 09h14

O Partido Conservador, de Boris Johnson, perdeu duas cadeiras parlamentares nesta hoje, um golpe para o partido governista que levou à renúncia de seu presidente e intensificou as dúvidas sobre o futuro do primeiro-ministro britânico.

Em Ruanda para uma reunião das nações da Commonwealth, Johnson foi desafiador, prometendo ouvir as preocupações dos eleitores e fazer mais para enfrentar uma crise de custo de vida após o que ele descreveu como resultados "difíceis" nas duas chamadas eleições suplementares.

As derrotas —uma no tradicional coração dos conservadores no sul e uma no norte industrial da Inglaterra tirada dos trabalhistas na última eleição— sugerem que o amplo apelo que Johnson apresentou para vencer a eleição de 2019 pode estar se rompendo.

Os temores de que Johnson possa ter se tornado um problema eleitoral podem levar os parlamentares a se moverem contra ele novamente após meses de escândalo sobre festas que violaram o lockdown da Covid-19, em um momento em que milhões estão sofrendo com o aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis.

Até agora, Johnson resistiu à pressão para renunciar depois que foi multado por violar as regras de lockdown em seu gabinete e residência oficiais em Downing Street.

Este mês ele sobreviveu a um voto de confiança de parlamentares conservadores, embora 41% de seus correligionários tenham votado para derrubá-lo, e o premiê está sendo investigado por um comitê sobre se ele enganou intencionalmente o Parlamento.

"Acho que, como governo, tenho que ouvir o que as pessoas estão dizendo", disse Johnson a emissoras em Kigali após os resultados. "Temos que reconhecer que há mais coisas que temos que fazer."

Após as derrotas em Tiverton e Honiton, no sudoeste da Inglaterra, e Wakefield, no norte, o presidente do Partido Conservador, Oliver Dowden, renunciou em uma carta cuidadosamente redigida que sugeria que Johnson deveria assumir a responsabilidade.

"Não podemos continuar com os negócios como de costume", disse ele. "Alguém deve assumir a responsabilidade e concluí que, nessas circunstâncias, não seria certo que eu permanecesse no cargo", acrescentou Dowden, um aliado de longa data de Johnson.

Alguns conservadores o culparam por fazer campanhas ruins em ambas as áreas de votação, ignorando as preocupações locais.

Johnson respondeu dizendo que entendia a decepção de Dowden, mas "este governo foi eleito com um mandato histórico há pouco mais de dois anos" e que continuaria trabalhando para esse fim.

Uma fonte do Partido Conservador disse que Johnson não estava preocupado com novas demissões de sua equipe de ministros de alto escalão e criticou a mídia pelo que eles chamaram de falsidades sobre as festas durante lockdown.