Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA instalam forças na Coreia do Sul para detectar mísseis da Coreia do Norte

Jatos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos durante teste de lançamento de bombas; exercício militar ocorreu após disparo de míssil balístico da Coreia do Norte - Ministério da Defesa da Coreia do Sul via REUTERS
Jatos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos durante teste de lançamento de bombas; exercício militar ocorreu após disparo de míssil balístico da Coreia do Norte Imagem: Ministério da Defesa da Coreia do Sul via REUTERS

Hyonhee Shin

Seul

14/12/2022 08h20Atualizada em 14/12/2022 09h03

Forças dos Estados Unidos na Coreia lançaram uma nova unidade de forças espaciais nesta quarta-feira, enquanto os aliados intensificam os esforços para combater melhor as crescentes ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

As Forças Espaciais dos EUA na Coreia é o segundo componente espacial no exterior da Força Espacial dos EUA e tem a tarefa de monitorar, detectar e rastrear mísseis, bem como reforçar a capacidade espacial geral das forças armadas. Ele será liderado pelo tenente-coronel Joshua McCullion.

O comandante das Forças dos EUA na Coreia, general Paul LaCamera, disse que a unidade aumentará a capacidade dos EUA de garantir a paz e a segurança na península coreana e no nordeste da Ásia.

"Os militares dos EUA são mais rápidos, mais bem conectados, mais informados", disse LaCamera em uma cerimônia na Base Aérea de Osan, na cidade sul-coreana de Pyeongtaek.

Seul e Washington estão tentando aumentar a cooperação de segurança para deter a Coreia do Norte, que este ano testou mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir o continente americano.