Zelenskiy confirma que Kiev usou mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA
(Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta terça-feira que Kiev usou mísseis de longo alcance do Sistema de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS), fornecidos pelos Estados Unidos.
Kiev pediu repetidamente ao governo dos EUA os ATACMS, na esperança de que os mísseis possam fortalecer a capacidade da Ucrânia de atacar e interromper linhas de abastecimento, bases aéreas e redes ferroviárias em território ocupado pela Rússia que não poderiam ser alcançados por equipamento de curto alcance.
"Hoje, um agradecimento especial aos Estados Unidos. Nossos acordos com o presidente Biden estão sendo implementados. Com muita precisão - os mísseis ATACMS provaram seu valor", disse ele em seu discurso noturno.
É o primeiro uso oficialmente confirmado do ATACMS, que pode voar distâncias de até 306 km, na Ucrânia.
Na manhã de terça-feira, os militares ucranianos disseram ter atingido dois campos de aviação usados pela Rússia nas cidades de Luhansk e Berdiansk, ocupadas por Moscou.
De acordo com os relatos, nove helicópteros, um lançador de mísseis de defesa aérea e outros equipamentos foram destruídos, as pistas foram atingidas e pesadas perdas foram infligidas às forças russas. O Ministério da Defesa da Rússia não mencionou os ataques.
(Reportagem de Yuliia Dysa)
Deixe seu comentário