Por que cor de gravata do rei Charles causou surpresa em meio a disputa entre países

O rei Charles, do Reino Unido, usou uma gravata com as cores e símbolos da bandeira nacional grega em uma conferência sobre o clima nesta sexta-feira, dias após o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, desprezar seu colega grego, Kyriakos Mitsotakis, devido às esculturas do Partenon.

Charles, que usou a gravata quando se encontrou com Sunak nos bastidores da COP28 nos Emirados Árabes Unidos e quando discursou no evento, tem linhagem grega por meio de seu pai, o falecido príncipe Philip, que nasceu na ilha grega de Corfu.

Sunak aprofundou uma disputa diplomática com Atenas na quarta-feira, acusando Mitsotakis de "arrogância" durante uma recente viagem a Londres sobre a propriedade das esculturas do Partenon. Sunak cancelou uma reunião planejada com Mitsotakis no início da semana.

Uma fonte do Palácio de Buckingham disse nesta sexta-feira que Charles também usou a gravata na semana passada, antes da escalada da disputa. Um porta-voz de Sunak preferiu não comentar.

Gravata de Charles causou polêmica
Gravata de Charles causou polêmica Imagem: Giuseppe CACACE / AFP

A mídia britânica notou que, além da gravata azul e branca com o mesmo desenho de cruz branca da bandeira grega, Charles usava um lenço azul e branco no bolso do paletó.

"Em uma semana, quando Rishi Sunak cancelou uma reunião com o primeiro-ministro grego para tomar uma posição sobre os #Mármoresdo Partenon #MármoresdeElgin... O Rei Charles parece ter escolhido usar uma gravata muito interessante ao encontrar o Sr. Sunak em Dubai hoje", afirmou o editor da emissora de televisão ITV para assuntos da realeza, Chris Ship, na plataforma de mídia social X.

Atenas há muito pede ao Museu Britânico que devolva permanentemente as esculturas de 2.500 anos que o diplomata britânico Lord Elgin removeu do templo do Partenon em 1806. O museu disse que apenas consideraria um empréstimo à Grécia caso Atenas reconhecesse que as esculturas são de propriedade do museu.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes