Conteúdo publicado há 9 meses

Netanyahu diz a republicanos que guerra em Gaza continuará, dias após discurso de líder democrata

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse a senadores republicanos nesta quarta-feira que Israel continuará com seus esforços para derrotar o grupo militante palestino Hamas na Faixa de Gaza, afirmaram senadores a repórteres após ele discursar em um almoço do partido.

"Ele fará o que disse que fará. Ele vai terminar", disse o senador Jim Risch.

O líder conservador israelense falou com republicanos por uma ligação de vídeo, quase uma semana depois de o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, dar um discurso na Casa dizendo que Netanyahu é um obstáculo à paz e pedindo novas eleições em Israel.

A reunião desta quarta-feira sublinhou a partidarização da relação norte-americana com Israel. Faz tempo que Netanyahu é alinhado aos republicanos, que acusam Schumer de estar tentando depor o líder israelense.

"Pedimos a ele... uma atualização sobre a guerra, sobre a libertação dos reféns e dos esforços para derrotar o Hamas. Dissemos a ele que Israel tem todo o direito de se defender e ele disse que é exatamente o que eles continuarão fazendo", afirmou o senador John Barrasso.

Há divisões dentro do Partido Democrata em relação à catástrofe humanitária em Gaza, na guerra que começou com o ataque de 7 de outubro de combatentes do Hamas que mataram 1.200 pessoas e sequestraram 253 em Israel, segundo contagens israelenses.

Um porta-voz de Schumer disse que Netanyahu se ofereceu para falar com os democratas também, mas Schumer recusou, afirmando que as conversas não deveriam ser partidárias.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.