Netanyahu pede que Suprema Corte de Israel adie prazo sobre controvérsia de alistamento

Por Dan Williams

JERUSALÉM (Reuters) - O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pediu à Suprema Corte de Israel que estenda um prazo de 31 de março para o governo apresentar um novo plano de alistamento militar que lidará com uma raiva preponderante por isenções concedidas a judeus ultraortodoxos.

A controvérsia de décadas se tornou especialmente sensível no momento em que as Forças Armadas de Israel, compostas principalmente por recrutas adolescentes e civis mais velhos mobilizados para o serviço de reserva, travam uma guerra de quase seis meses em Gaza para tentar eliminar o movimento islâmico Hamas que governa o enclave palestino.

Embora a Suprema Corte não tenha respondido imediatamente ao pedido de Netanyahu, decidiu separadamente que subsídios estatais a homens ultraortodoxos com idade militar estudando em seminários, em vez de servirem no Exército, fossem suspensos a partir de segunda-feira.

Os dois partidos ultraortodoxos da coalizão religiosa-nacionalista de Netanyahu, o Judaísmo Unido da Torá e o Shas, denunciaram a decisão como uma marca de “Caim”. Eles prometeram lutar pelo que consideram ser o “direito” de seus integrantes de permanecerem nos seminários -- mas não chegaram a ameaçar abandonar o governo.

Aumentando a pressão, a procuradora-geral de Netanyahu, Gali Baharav-Miara, escreveu em um despacho ao tribunal que não via bases legais para adiar o recrutamento dos ultraortodoxos.

A Suprema Corte decidiu a favor dos autores de um recurso de apelação que argumentaram que a dispensa era discriminatória. O Parlamento não conseguiu formular um novo acordo e uma suspensão emitida pelo governo ao alistamento obrigatório dos ultraortodoxos expira na segunda-feira.

Entre os defensores da isenção estão o ministro da Defesa de Netanyahu e outros membros do ministério que estão gerenciando a guerra. Eles preveem meses de mais combates que tensionarão o alistamento e alimentarão demandas do público por alistamentos mais igualitários.

Uma autoridade sênior de Israel estimou que 5% da população está participando do conflito em Gaza, que se espalhou ao Líbano e à Síria e atraiu mísseis de outros grupos alinhados ao Irã, de lugares tão distantes quanto Iêmen e Iraque.

Continua após a publicidade

Mas o Judaísmo Unido da Torá e o Shas, nos quais o líder conservador há muito tempo procura apoio, querem manter as dispensas para preservar o estilo de vida religioso ultraortodoxo.

Em uma carta à Suprema Corte publicada pelo seu gabinete, Netanyahu disse que havia “feito progressos importantes na questão”, mas pediu uma extensão de 30 dias “para elaborar acordos”.

A guerra em Gaza dominou a atenção do governo e está em um ponto decisivo neste momento, disse.

Os ultraortodoxos representam 13% da população de 10 milhões de pessoas de Israel e devem chegar a 19% até 2035, devido às altas taxas de natalidade. Economistas argumentam que a dispensa do alistamento mantém algumas pessoas desnecessariamente em seminários e fora da força de trabalho, gerando um ônus crescente de bem-estar social para os contribuintes da classe média.

Os 21% da minoria árabe de Israel também são majoritariamente isentos do alistamento, sob o qual homens e mulheres geralmente são convocados aos 18 anos. Os homens servem três anos. As mulheres, dois.

Deixe seu comentário

Só para assinantes